Viajar sem sair de casa

Viajar tem como significado o movimento de pessoas entre locais, com um determinado propósito e por um certo período de tempo. Pode implicar o uso de vários meios de transporte dado que as viagens se podem realizar por mar, terra ou ar.

Mas se tentares ir mais a fundo no que significa para ti viajar, podes atribui-lhe significados ligeiramente diferentes. Por exemplo, quando lês um livro que retrata outra época da sociedade, podes dar por ti a viajar por essa era, imaginando-te lá, como parte da história que estás a ler. Quando vês um filme, um documentário ou uma série sobre viagens, sobre outras culturas, sobre momentos importantes da História, também viajas. É a tua imaginação e a tua mente que te transportam para esse local e/ou realidade.

Viajar é também sonhar acordado. É sonhar com o próximo destino e fazer planos. Todas as viagens começam com um sonho. O sonho de ir, conhecer, aventurar, descobrir, mas que muitas vezes é posto de parte por falta de tempo, dinheiro ou mesmo até oportunidade.

Mas enquanto a oportunidade, o tempo ou dinheiro vem e não vem, porque não começar a sonhar? E porque não fazê-lo sem sair de casa? No conforto da tua sala, afinal todas as viagens começam assim, sem sair de casa, com uma conversa, uma programação.

Assim, partilho contigo aqui, 10 filmes/séries da Netflix que te vão permitir sonhar e conhecer novas culturas, realidades sem sair do sofá.

1. Expedition Happiness

Ela, música. Ele, cineasta. Juntos, transformam um autocarro escolar estilo americano numa casa sobre rodas e começam a sua viagem pela América do Norte. O plano é chegar até ao Alaska e, aí, partir em aventura até à América Latina, com o parceiro de viagem, o cão, Rudi. Numa viagem de apenas 1h36 minutos podemos acompanhá-los na sua aventura, cheia de peripécias.

2. Tales by Light

Uma série com viagens curtas, cerca de 25 minutos cada. Ao longo das várias temporadas, fotógrafos e realizadores juntam-se para capturar imagens incríveis de lugares, pessoas e animais. Nesta cativante jornada, ficamos a conhecer a beleza sem igual do planeta onde vivemos e como é importante preservá-lo.

3. Our Planet: Behind the Scenes

Para entusiastas do mundo natural. Uma viagem emocionante pela conservação do planeta, da sua beleza e animais. Com o avanço da tecnologia, esta é uma experiência vivida quase na primeira pessoa.

4. David Attenborough: A Life on Our Planet

Uma viagem que vai tocar nos nossos corações e que nos vai emocionar. É a mensagem de alguém que presenciou as mudanças no nosso planeta com as atitudes do ser humano e que pretende alertar-nos para qual será o fim do nosso planeta se não agirmos já.

5. The World’s Most Extraordinary Homes

Porque viajar é também apreciar a arquitectura envolvente, que muitas vezes transborda história e transmite a cultura de uma sociedade. Nestas viagens de cerca de 45 minutos, podems conhecer algumas das casas mais extraordinárias do mundo. Em cada episódio, um local diferente e com ele uma nova casa para conhecer. Uma série televisiva com o arquiteto Piers Taylor e com a atriz e entusiasta do imobiliário Caroline Quentin.

6. Dark Tourist | Turismo Macabro

Nesta viagem, fora do normal para uns, mas quiçá ao gosto de outros, podemos acompanhar o jornalista David Farrier pelo mundo em busca dos locais turísticos mais insólitos e que, frequentemente, roçam o macabro. Na verdade, ele enfrenta situações tão surreais e de quase-morte, que o fazem relembrar do porquê de querer estar vivo e experienciar o mundo.

7. Emily in Paris

Quem nunca desejou conhecer Paris, a cidade do amor, a cidade-luz? Com esta série, de episódios curtos, podemos acompanhar Emily na sua mudança para Paris. Com ela podemos conhecer algumas diferenças culturais entre americanos e franceses, e também nos mostra algumas das top atrações turistas de Paris.

8. A Magia dos Andes

Um documentário impressionante que nos transporta para os Andes, as majestosas montanhas sul-americanas. Desde a Argentina à Colômbia, podemos acompanhar 5 personagens que partilham uma ligação com a famosa cordilheira. Para quem planeia um dia conhecer o lado oeste da América do Sul, esta é, sem dúvida, uma boa série para começar a sonhar.

9. The Kindness Diaries

Toda a gente anseia conhecer e ter o seu propósito nesta vida. Nesta série, conhecemos o propósito da vida de Leo, que transforma vidas, uma aventura de cada vez. 

Esta é uma viagem pela simpatia e compaixão. Daquelas que tocam o teu coração, que te fazem sentir pequenino e ao mesmo tempo que te mostram que o melhor deste mundo são as pessoas e a sua humildade e disponibilidade em ajudar os outros. 

10. A História de Deus

Uma viagem mais espiritual com o inigualável Morgan Freeman, que explora o papel da religião na história da Humanidade – como é que as nossas crenças nos unem e como podem elas dar resposta às perguntas mais difíceis.

Se gostaste deste artigo, se já viste esta e outras séries ou filmes que te inspiraram, comenta em baixo, e vamos dar a conhecer a outras pessoas.

Deixe uma resposta